Marketing para importadoras: 4 ferramentas complementares.

Trabalhar o marketing para importadoras é fundamental para qualquer empreendimento nesse ramo.

Com a melhoria nos processos de logística e a diminuição das barreiras alfandegárias, é possível afirmar que vivemos em um mundo quase sem fronteiras.

Todos os dias, milhões de consumidores brasileiros recebem em suas casas produtos chineses, por exemplo.

Se por um lado esse mercado cresce, por outro aumenta a concorrência.

As importadoras não somente precisam investir na melhoria da prestação de serviços, mas também na comunicação.

Muitas pessoas ainda têm receio em fazer negócios com importadoras justamente porque há diversas barreiras burocráticas.

Nesse cenário, transmitir confiança para os clientes é vital para a saúde do negócio.

Estar ainda mais próximo deles é uma das melhores soluções.

Abaixo, em destaque, estão cinco ferramentas que tem o necessário para promover o marketing para importadoras.

1 – CRM E O MARKETING PARA IMPORTADORAS.

CRM é um software voltado para promover as relações de uma empresa com os clientes dela.

Por meio dele, um negócio consegue armazenar todas as informações sobre os clientes já existentes, e também sobre os clientes em potencial, os chamados leads.

Esses dados são muito relevantes para toda estratégia de marketing para importadoras.

O CRM permite ainda que a importadora acompanhe toda a jornada do cliente no funil de vendas.

Conforme o estágio de cada um deles na jornada de compra, a empresa analisa qual a melhor maneira de impactá-lo.

Uma das soluções, por exemplo, é utilizar a integração do CRM com ferramentas de automação de marketing.

Caso um grupo de clientes vá para a base do funil, e esteja quase realizando uma compra, o sistema envia automaticamente um e-mail marketing para esse público.

O conteúdo pode ser um desconto promocional ou apenas o aviso sobre algum lançamento que seja de interesse dessas pessoas.

Benefícios do CRM para o Marketing para Importadoras.

  • O CRM permite que a importadora conheça melhor o cliente dela;
  • Por meio desses dados fornecidos pelo software, a importadora tem a oportunidade de segmentar seus clientes
  • Ao promover a melhor experiência dos clientes, baseado nos dados encontrados nas interações, a importadora consegue aumentar a retenção deles na base.
  • Com o CRM a importadora oferece um atendimento mais rápido e personalizado aos seus clientes.

2 – ROBÔ DE VENDAS

Um robô de venda, também conhecido pelo nome de chatbot, é uma das ferramentas disponíveis de um CRM com a missão de promover o marketing para importadoras.

Por meio dele, uma empresa pode oferecer um atendimento imediato a um cliente nos aplicativos de mensagens. Para implementar essa tecnologia, não são necessários conhecimentos em linguagem de programação.

Hoje, criar um fluxo conversacional usando a inteligência artificial é um procedimento até simples.

Essa é uma solução ideal para responder às perguntas frequentes dos clientes.

Entre os principais benefícios destacam-se a rapidez no atendimento e a maior liberdade para a equipe ter foco em clientes com demandas complexas.

3 – WhatsApp Bussiness.

Sim, o WhatsApp é uma plataforma essencial no marketing para importadoras.

Entretanto, para que a empresa possa ter ainda mais vantagens com esse aplicativo, é necessário que ela crie um perfil no WhatsApp Business.

Para quem ainda não sabe, essa é a versão do app exclusiva para empreendedores.

Caso a importadora tenha um CRM, há também uma vantagem a mais.

Afinal, sempre que um cliente em potencial enviar uma mensagem para a empresa, o software o cadastra automaticamente como um novo lead no sistema.

Dessa forma, a prospecção se torna ainda mais fácil.

Vantagens do WhatsApp Business

  • A ferramenta permite a criação de catálogos. Dessa forma, a importadora pode compartilhar os seus produtos de uma forma profissional e muito mais conveniente para os clientes dela.
  • O aplicativo permite ainda a criação de listas de transmissão. Assim, a importadora pode enviar um conteúdo relevante para os clientes, mas cada um deles irá receber a mensagem individualmente. Nesse cenário, a empresa tem a oportunidade de oferecer um atendimento ainda mais personalizado.
  • É possível criar uma conta verificada no WhatsApp Business. Com isso, o cliente tem a certeza de se tratar de um negócio real, e não uma fraude.

4 – Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta vital ao marketing para importadoras, sobretudo para empresas que atuam no e-commerce.

É por meio dela, por exemplo, que o negócio consegue analisar de onde vem os clientes.

Com essa informação já é possível trabalhar melhor qualquer estratégia de marketing.

O Google Analytics apresenta ainda quais palavras-chave foram usadas pelos clientes para encontrar a importadora nos sites de buscas.

Com essa informação, é possível utilizar estratégias de SEO em todo conteúdo voltado para o marketing digital.

CONCLUSÃO.

Há diversas ferramentas complementares que podem promover o marketing para importadoras.

Muitas são gratuitas ou necessitam de poucos investimentos, como as citadas acima.

Por outro lado, o retorno que elas proporcionam ao negócio é incalculável.

Portanto, é vital para toda importadora investir em marketing e melhorar cada vez mais a sua comunicação.

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