Marketing Conteúdo

Marketing de Conteúdo: Como funciona e quais suas vantagens

O marketing de conteúdo se tornou uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa e até mesmo para quem está começando um negócio.

São inúmeros os profissionais que estão se especializando e a procura por dicas para alavancar as vendas e visibilidade de uma marca.

Dentre diversas estratégias e instruções, uma das coisas mais importantes para quem deseja conquistar e fidelizar clientes de verdade é o marketing de conteúdo. 

Ele foi escolhido para ser o tema principal deste artigo e vamos ensinar desde o que é o marketing de conteúdo até como você consegue aplicá-lo dentro dos seu negócio.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia com o foco de informar e trazer conteúdos de valor para o seu público.

Ele não possui a função de divulgar a sua marca imediatamente, ele deve apenas apresentar soluções para possíveis problemas e dúvidas que o seu público possa ter.

Quais os tipos de marketing de conteúdo que existem?

  1. Blog

Mesmo que muitas pessoas pensem que a era dos blogs chegou ao fim, ele ainda continua sendo um dos principais meios pelos quais as pessoas absorvem informação e procuram soluções para os seus problemas. 

Por isso, você pode produzir um artigo para o seu blog ensinando como o seu cliente deve agir em determinada situação, tudo relacionado ao tema do seu produto ou serviço. 

Se você for um nutricionista, por exemplo, pode fazer um post ensinando cinco maneiras diferentes de uma pessoa fazer uma marmita saudável para levar ao trabalho.

Com isso, você estará entregando um conteúdo de valor para os seus leitores e ajudando-os a solucionar um problemas e, quem sabe em breve, contratar o seu serviço. 

Mídias Sociais
  1. Redes Sociais

Hoje, é quase impossível encontrar uma pessoa que não tenha um perfil no Linkedin, Instagram, Facebook, YouTube ou qualquer outra das milhares de redes sociais que estão disponíveis para nós todos os dias. 

As redes sociais são frades aliadas para quem trabalha com marketing, e principalmente, o marketing de conteúdo. 

Elas permitem que você produza conteúdos em vários formatos e de formas mais despojadas e engraçadas, atraindo um público muito maior além do seu. 

Se você for uma manicure, por exemplo, no Instagram você pode fazer um post no formato de carrossel dando algumas dicas de como cuidar das unhas no dia a dia.

Se você for um advogado, pode publicar um IGTV explicando sobre como uma mulher deve agir em caso de violência doméstica. 

São diversas as opções que as redes sociais apresentam, você pode produzir textos, vídeos, áudios e outros formatos para atrair ainda mais o seu público. 

Sem contar que na internet existe um vasto material sobre como anunciar no Google Ads, que é uma plataforma que te permite divulgar ainda mais o seu conteúdo para outras pessoas através de um baixo valor.

  1. E-mail Marketing 

O e-mail marketing é uma das estratégias mais usadas por milhares de empresas para atrair e fidelizar o maior número de clientes que conseguir. 

Essa estratégia se baseia no envio de e-mails com conteúdos informativos e de valor para educar o seu público sobre um assunto.

O primeiro passo para o e-mail marketing é conseguir o maior número de e-mails dos seus clientes que conseguir, você pode fazer isso por meio de uma newsletter no seu blog. 

Uma newsletter é um boletim informativo que a empresa envia o e-mail para o cliente que deseja recebê-la.

Se o cliente se interessar, você já consegue colocar em prática o envio de e-mails com materiais educativos, promoções e descontos do seu serviço, podendo convencê-lo a adquiri-lo.

Inbound Marketing  

Muitas pessoas ainda não conhecem o inbound marketing, mas ele é muito importante para a sua estratégia de marketing e também inclui o nosso assunto principal, o marketing de conteúdo. 

O inbound marketing possui quatro pilares muito importantes e que também devem ser levados em consideração dentro do marketing de conteúdo:

  • Atrair; 
  • Converter; 
  • Vender;
  • Encantar.

Atrair, por meio de conteúdos informativos, atrair pessoas para conhecer o seu trabalho.

Converter, transformar essas pessoas que foram atraídas em leads, ou seja, possíveis clientes que podem se interessar pelo seu produto ou serviço.

Vender, o seu lead se interessa pelo que você oferece, e assim, uma venda consegue ser feita para ele.

Encantar, muitos acham que assim que você vender o seu produto ou serviço tudo já estará feito, bobagem. 

Após o processo de venda, você precisa manter uma relação com o seu cliente para saber qual o feedback dele e para mantê-lo por perto para adquirir novos produtos ou para te indicar para outras pessoas.  

Levando em consideração esses pilares e as dicas apresentadas aqui, o seu negócio e as suas vendas chegaram a patamares surpreendentes, trazendo resultados positivos para a sua empresa e para os seus clientes.

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