Como Vender Roupas Pela Internet – Informações e Dicas

Saber como vender roupas pela internet não é bicho de sete cabeças. Com um pouco de trabalho e conhecimento você poderá obter lucros fantástico num mercado que nunca morre. Algumas pessoas ficam na dúvida em saber se vender roupas pela internet é um bom negócio e nessa página iremos provar que sim.

Antes de começarmos não há como dizer a vocês o que os nossos antepassados diziam:  Ninguém nesse mundo vive sem Comida, Saúde e Roupas. Então, se há três bons negócios em que podemos empreender são restaurantes, farmácias e lojas de roupas. E aqui trataremos desse último.

Meu nome é Eduardo Godim e trabalho com vendas de roupas pela internet em atacado a mais de 05 anos. Se tem um assunto que domino e posso falar com autoridade é sobre esse tipo de comércio. E vender roupas em lotes não é para qualquer um. Além de enfrentar grande concorrência, os lucros são baixos e a disputa é acirrada. Ainda assim sobrevivo e gradativamente vamos construindo nosso patrimônio.

Mas enfim, o assunto aqui não sou eu e sim a venda de roupas online, inclusive através das mídias sociais.

Como Começar a Vender Roupas Pela Internet?

O primeiro passo já foi dado. Penso que se você está lendo esse artigo é porque quer vender roupas pela web isso já é muito importante. Mas não basta apenas a vontade. Tem que ter conhecimento sim, além de atitude e arregaçar as mangas.

Eu resumiria os passos iniciais em 6 etapas conforme abaixo:

  1. Planejamento
  2. Identificar Nicho/Público Alvo
  3. Pesquisa de Mercado
  4. Identificar e Escolher Fornecedores
  5. Escolher Plataforma de Atuação (Foco)
  6. Criar Estrutura Básica

E isso é apenas o começo!!! Mas não se assuste nada é tão complicado quando trabalhamos e nos esforçamos para vermos o resultado de nossas ações.

Vamos detalhar um pouco mais cada etapa dessas, mas não deixe de pesquisar mais e buscar conhecimento para executar cada item elencado acima.

Planejamento

Vender Roupas Pela Web – Planejamento

Quando planejamos alguma coisa, acredite as chances do planejado dar resultados e lograr sucesso é muito maior do que sem planejamento algum. Planejar vender roupas pela internet não é nada tão complicado.

Mas quando me refiro ao planejamento não quero dizer apenas pensar no que fazer e depois executar. Pode ser até que aconteça, mas quando tudo é anotado, e executado pelo guia criado, os resultados são mais rápidos, consistentes e duradouros.

Na enciclopédia virtual e colaborativa Wikipédia diz que planejar é decidir com antecedência o que fazer, como fazer, quando fazer, e quem deve fazer. O planejamento cobre o espaço entre onde estamos e para onde queremos ir.

Na definição a mesma enciclopédia diz o seguinte:

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o acoplamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

Não deixe de fazer o seu planejamento. Não darei aqui uma aula sobre planejamento, mas indicarei algumas ferramentas fundamentais que poderão te ajudar nessa tarefa. Basta uma boa pesquisa na internet para saber como usá-las e planejar suas vendas de roupas importadas pela internet.

Não precisa ser nenhum profissional de projetos para usar. Aprenda mais sobre elas e planeje o seu futuro:

  • PDCA
  • 5W2H
  • Matriz GUT

Você poderá utilizar a ferramenta online Trello para uma melhor organização. Gaste mais tempos com o planejamento do que com todas as outras etapas juntas. Essa é importância dessa etapa.

Procure sobre essas ferramentas, faça uma pesquisa e aprenda a utilizar. Será de grande ajuda no seu planejamento de forma estruturada.

Vender Roupas Pela Web – Público Alvo ou Nicho de Mercado

Não dá para vender nada em lugar algum sem saber para quem iremos vender. Nesta etapa você deverá definir o nicho com o qual você irá trabalhar. De forma resumida, nicho é uma fatia de um determinado mercado o que nos proporciona trabalhar de forma focada.

Por exemplo:  No Mercado de Modas temos um mercado menor que é o de Vestuário. Mas poderia ser o de Acessórios, Calçadas e etc. No mercado de Vestuário você pode descer mais e encontrar os Nichos de Roupas Masculinas, Roupas Femininas, Roupas Gospel, Roupas Infantis e etc.

E você pode atender a Subnichos que são fatias menores e trabalho mais focado. No de Roupas Masculinas, por exemplo, você pode focar em Roupas Masculinas Importadas e assim por diante.

O objetivo da página não é te dar uma aula de mercado, mas as informações são para te dar uma noção e um norte para você começar a vender roupas pela internet. Pesquisa o teu público, para quem você irá vender e ele definirá qual o nicho de mercado que você atuará.

Esse é um dos caminhos. O outro é você escolher o nicho e simplesmente batalhar para alcançar o teu público alvo. Eu quando comecei já tinha público e descobri que se tratava de compradores de roupas de marcas importadas. E assim fui identificado e aprendendo como vender roupas pela internet utilizando comunicadores instantâneos e mídias sociais.

Pesquisa de Mercado

Vender Roupas Pela Web – Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado além de te fomentar com informações que te ajudarão a definir o teu público alvo, ajudará também a entender demandas, concorrência, área de atuação, forma de atuação e etc.

Muitos de nós não temos como encomendar uma pesquisa desse tipo às empresas especializadas ou até mesmo ao SEBRAE. Mas este órgão ajuda bastante às pessoas que procuram por orientações dessa natureza.

Contudo, caso não esteja dentro do teu orçamento fazer este tipo de pesquisa, vale a pena você arregaçar as mangas e pesquisar pela internet sobre o mercado que pretende atuar. Saber como vender roupas pela web requer é simples, mas requer trabalho e dedicação.

Vender Roupas Pela Web – Identificar e Selecionar Fornecedores

Encontrar fornecedores de roupas para revenda é uma tarefa complicada. Existem os fornecedores oficiais pelos quais você poderá buscar em caso de abertura de negócio. Aqui no blog temos nossas recomendações sobre fornecedores e você poderá saber mais nessa página.

Mas este mercado é abrangente e mesmo que você escolha um nicho para atuação, as possibilidades são imensas. Você poderá trabalhar com roupas de marcas, roupas importadas, roupas nacionais e etc.

Caso a decisão seja por roupas de marcas importadas, além de indicar a página que indicamos acima, recomendo o nosso ebook onde ensinaremos você a encontrar fornecedores internacionais de quaisquer produtos.

Lembre-se que fornecedores informais devem passar credibilidade o que é diferente de confiança. Ao confiarmos em alguém, fazemos de forma cega. Apenas confiamos e ponto. A credibilidade é diferente. Para uma pessoa passar credibilidade ela precisa provar com referências ou documentos. Por exemplo:  Uma loja não confia em você ao te oferecer crédito. Ela verifica a tua credibilidade (se você tem crédito comprovado no mercado) e, após essa conferência, o produto é liberado através de crédito. Isso é credibilidade. É ter referência.

Busque sempre pela credibilidade num fornecedor. Selecione os melhores e trabalhe por um tempos com eles comprando e vendendo roupas e gerando lucro. Sempre que tiver oportunidade busque por mais algum, e assim sucessivamente até você ter uma quantidade de opções de fornecedores tendo você mesmo criado a tua lista.

Vender Roupas Pela Web – Foco

Quando começamos a vender roupas pela internet um dos principais pontos que devemos definir é o nosso foco. Sem foco não há como trabalhar e acabamos por “chutar para todos os lados”. E se isso acontecer, a probabilidade de acertarmos o que queremos é menor.

Para identificar o foco uma das perguntas que devemos nos fazer é:  Onde vender roupas online? E no momento em que nos fazemos essa questão um sem número de opções surgem, desde Mercado Livre, passando por Lojas Virtuais e terminando nas mais diversas Mídias Sociais.

Você poderá unir tudo isso em busca do seu objetivo. Usando o máximo possível, mas ao começar a vender roupas pela internet o principal é ter foco. O mais importante é que seja qual for a plataforma escolhida, todas as outras se tornam secundárias e passam a apoiar a plataforma escolhida.

Abaixo segue um modelo para melhor entendimento quando a plataforma escolhida é uma loja virtual.

Estrutura Básica Mídias Sociais/Ecommerce

Perceba que, caso a plataforma de atuação escolhida seja a Loja Virtual, todas as outras devem apoiá-la com links e indicações. Substitua a Loja, no topo, por qualquer outra plataforma caso ela seja a escolhida para ser o seu principal canal de venda.

Ao começar a vender roupas pela internet, tente não variar muito na atuação de muitas mídias sociais. É bom estamos em todas, mas atuar constantemente a melhor coisa a se fazer é usar um número reduzido. Assim você não dispensará tempo com plataformas que não trarão muito retorno pela falta de foco adequado.

Vender Roupas Pela Web – Foco

Bom, tudo definido, o melhor agora é criar a estrutura básica.

Caso tenha resolvido atuar com um ecommerce, uma das primeiras coisas a fazer é reservar um domínio, daquele tipo www.tuamarca.com.br e começar a montar abaixo do domínio a Loja Virtual.

Caso tenha decidido usar qualquer outra plataforma comece por criar toda estrutura na plataforma escolhida, acessando e criando contas, lojas e etc. É nesse momento que tudo aquilo que você sinalizou na fase de Planejamento tem que acontecer.

Dicas Básicas Para Vender Roupas Pela Internet

Vou passar aqui neste tópico algumas dicas das mais básicas para você que quer saber como vender roupas pela internet. As pessoas acham que simplesmente basta fazer um anúncio bonitinho e pronto. Vamos vender muito e ficaremos ricos! Mas não funciona assim.

Acima já nos referimos que existem vários nichos de atuação e em cada nicho há um público alvo diferente. Assim sendo, a forma de atuar, palavras e etc também serão diferentes.

Separarei aqui 3 dos principais nichos de atuação com algumas dicas básicas para já dar uma luz a você. Entendendo o que acontece neles você entenderá para qualquer outro nicho ou fatia no mercado de vestuário.

  • Como Vender Roupas Infantis pela Internet
  • Como Vender Roupas Masculinas Pela Internet
  • Como Vender Roupas Femininas Pela Internet
Vender Roupas Infantis. Excelente Negócio!

Como Vender Roupas Infantis Pela Web

Dos três segmentos acima o mais específico é o de roupas infantis. Não é preciso racionar muito para saber que quando vendemos roupas infantis não estamos fazendo para crianças. Elas não possuem autonomia para comprar e sim os seus pais. E aqui reside a especificidade. Geralmente as mamães são as compradoras das maravilhas peças de vestuário das crianças.

Se você irá vender de forma bem segmentada para este público o melhor a fazer é criar toda uma identidade visual voltada para crianças. Apesar dos compradores serem de idade adulta, as mamães terão sempre suas atenções voltadas para uma loja com cores e padrões visuais infantis com combinações fofas de cores leves.

Aqui também vai uma dica que serve para todos os segmentos do vestuário quando se trata de venda. Ampliando, posso dizer que serve para qualquer tipo de venda. Aqui você não estará vendendo roupas para os teus filhos, portanto, o gosto, a preferência não é tua e sim das mamães que estão comprando.

Descubra onde as mamães se encontram nas mídias sociais, nos fóruns ou em qualquer ajuntamento social e virtual, participe e faça as tuas vendas. Isso também funciona bastante. O mais importante é saber para quem você está vendendo. Baseado nisso você deve manter todo um padrão visual e linguístico voltado para aquelas compradoras que se amarram em comprar roupas lendas ou engraçadinhas para os teus filhos.

Não esqueça que pais, tios, avós, parentes e amigos da família, principalmente em datas festivas (Dia das Crianças, Natal) costumam comprar roupas para as crianças. E não menos importante é saber que atualmente crianças tem acesso à internet através de celulares, tablets, notebooks e até pelo vídeo game. Então, apesar do grosso desse público ser constituído pelas mamães, esses pequenos não devem ser desprezados.

Vale lembrar também que este tipo de público é muito visual. Compra muito aquilo que agrada aos olhos. Dessa forma, boas fotos, com qualidade irão contribuir para melhor e maior venda. Neste ponto as redes sociais ajudam bastante, especialmente o Instagram.

O Instagram é uma plataforma de mídia social que trabalha basicamente com publicações de conteúdo através de fotos. E as fotos encantam esses tipos de compradores.

Para acrescentar, não deixe de trabalhar com produtos de qualidade. Nos últimos anos cresceu cada vez mais a procura por um produto de melhor qualidade para o público infantil. Apesar da criança perder muito rápido o vestuário, devido ao seu crescimento, as mamães preferem pela qualidade pelos mais variados motivos. E no fim de tudo, quando a criança perde, ainda sentem o prazer realizar o repasse ou, quem saber, revender o produto pouco usado.

E para um produto de qualidade é óbvio que você irá precisar de um bom fornecedor. Novamente indico meu ebook para te auxiliar a encontrar esses produtos importados. As peças infantis do exterior, especialmente dos Estados Unidos, são de altíssima qualidade e agradam a qualquer comprador.

Então, para este tipo de venda sugerimos de forma resumida:

  1. Identificação do público-alvo
  2. Capricho nas fotos
  3. Trabalhe com produtos de qualidade
  4. Não despreze as redes sociais
  5. Esteja atento aos bons fornecedores

Como Vender Roupas Masculinas Pela Web

Para vendas de roupas masculinas pela internet o público a ser encontrado não é tão restrito quanto o de roupas infantis. Dos três segmentos escolhidos para darmos dicas aqui ele é o mais abrangente e já explico.

Roupas masculinas são compradas tanto por homens quanto por mulheres, ao contrário de peças infantis ou femininas. Sendo assim menos específico e mais fácil de atingir. Mas há um detalhe muito interessante nesse tipo de cliente. Mesmo que maior, a grande maioria dos compradores são pessoas do sexo masculino. E aqui mora a diferença na hora da venda.

Roupas Masculinas

Vender Roupas Masculinas Online

O público masculino por serem compostos na grande maioria por pessoas ocupadas no trabalho, em casa, em reuniões sociais acompanhando a família, é um público mais dinâmico e você terá que acompanhar esse dinamismo. Não é regra, mas aqui entra com mais facilidade aquela pessoa que quer vender roupas online. Parece que é chover no molhado mas não é.

Saber como vender roupas online é diferente de saber como vender roupas pela internet. São coisas parecidas, mas não são a mesma coisa. Para quem já sabe como vender roupas pela internet percebeu que você precisa ter uma estrutura que automatize a venda enquanto você ela está offline. Mas como assim? Simples, a loja virtual é um exemplo. Você cria a estrutura, faz os anúncios e batalha para que o teu público acesse a loja virtual e realize a compra sem a necessidade nenhuma de atuação da parte do proprietário.

O que vem a ser vender roupas online então? Pode ser da mesma forma, a diferença é que você não pode estar offline. Geralmente que atende de forma online, acompanha a loja virtual quase que 24 horas por dia nos 7 dias da semana, isso se ela não tiver horário de trabalho. O vendedor precisa responder a questionamentos na hora através dos canais de comunicação com o cliente. O Whatsapp é muito utilizado neste ponto. É tal do “bate-pronto”.

E pelo dinamismo que há entre os compradores de roupas masculinas, o vendedor que gostar e quer trabalhar online, tem nesse público um excelente mercado. Os rapazes querem perguntar e terem resposta na hora. Eles não têm muito tempo para navegarem em lojas virtuais ou plataformas e ficarem pesquisando fotos por fotos por produtos que desejam comprar. Veja bem, isso não é uma regra, mas sim o que é comum.

Uma Boa Foto Causa Impacto

Fotos e Detalhamento dos Produtos

Para um público tão dinâmico, as fotos e os detalhamentos são muito importantes. Acompanhados das fotos deverão estar todo o detalhamento dos produtos com informações técnicas, tamanhos disponíveis, descrições e etc.

Já disse anteriormente sobre a importância das fotos, mas nunca é demais reforçar. Tire foto de todos os detalhes da roupa, de preferência em um modelo para que o cliente veja o caimento. Homens preocupam-se muito com isso.

Venda Roupas Masculinas em Marketplaces

Alguns sites são verdadeiros shoppings virtuais. São os chamados marketplaces.

É uma forma muito fácil de vender. Basta ter boas fotos, boa descrição, informações técnicas e publicação do produto. Em um marketplace, a visibilidade que o seu negócio pode ganhar é muito superior à de um e-commerce. Além disso, você não precisa se preocupar em investir em publicidade e a maior parte das responsabilidades fica a cargo do próprio marketplace. 

Alguns marketplaces interessantes são Kanui, Dafiti, Tricae e o aclamadíssimo Mercado Livre. Lembrando que Americanas e Ponto Frio também se tornaram interessantes plataformas de marketplaces, mas parecem serem mais focadas em vendas de eletrônicos.

De qualquer forma fica a dica interessante de uso dessas plataformas para vendas de roupas masculinas.

Fornecedores de Roupas de Marcas em Atacado

Por anos trabalhando com distribuição de roupas de marcas em atacado o que foi muito nítido para mim foi:

Mulheres são altamente interessadas por modinhas e buscam menos por marcas do que homens.

Então, ao vender roupas masculinas devemos nos preocupar muito em vender roupas de marcas. E para isso acontecer de forma tranquila e com produtos de qualidade nada melhor do que um fornecedor de confiança.

Roupas masculinas de marca são fabricadas em todos os lugares do mundo e inegavelmente as roupas do Peru são de altíssima qualidade. Leia esta página e saiba mais sobre fornecimento de roupas masculinas do Peru.

Como Vender Roupas Femininas Pela Web

Praticamente todas as informações fornecidas para vendas de roupas infantis ou masculinas citadas nessa página também servem para quem quer saber como vender roupas femininas pela internet.

O grande diferencial é que a mulher é espetacular! Aquele ser simplesmente resolve enrolar um pano de prato na cintura e uma toalha na cabeça e parecer ser a pessoa mais deslumbrante do mundo! E elas sabem disso.

Então, a mulher não busca marcas. Apenas querem um produto que as deixem lindas, mas isso não quer dizer que elas dispensam a qualidade. É uma preocupação das moças também, até porque pretendem usar aquela peça do vestuário por mais algumas vezes. Isso mesmo… não muito… mais algumas vezes.

Alta rotatividade, produtos de custo baixo (modinhas) e que chamem atenção movem esse segmento de mercado. Então, leve em consideração todas as informações contidas nessa página ao vender roupas femininas e tenha sempre o cuidado de agradar essas compradoras.

Vale a Pena Vender Roupas Usadas Pela Internet?

Agora vamos avançar no assunto. Dividimos nosso assunto em 3 grandes tópicos discutidos nessa página e partiremos para o último conforme elencado abaixo:

  1. Como Começar a Vender Roupas Pela Internet;
    Dicas Básicas Para Saber Como Vender Roupas Pela Internet; e por fim
  2. Vale a Pena Vender Roupas Usadas Pela Internet?

E agora fica a grande pergunta:  Vale realmente a pena vender roupas usadas pela web?

Para responderemos a essa pergunta basta voltarmos no início dessa página. Aqui falamos sobre público-alvo e nichos de mercados. E acredite, o mercado de roupas usadas é sim um nicho que você poderá trabalhar.

Vender roupas usadas pela internet é uma excelente alternativa e qualquer coisa que possibilite você gerar renda de forma legal vale a pena.  Você pode montar seu próprio brechó e lucrar revendendo sapatos, roupas e acessórios usados de outras pessoas. Ou utilizar brechós virtuais.

Outra coisa é que com a venda de roupas usadas, além de ganhar dinheiro, você poderá desapegar de peças do seu vestuário que não usa mais. E você pode comprar num preço muito bom de pessoas que estão trocando as peças do vestuário e revender com seu lucro na plataforma escolhida.

Além das mídias sociais, neste caso, você poderá utilizar os brechós virtuais como TROC e o Enjoei. Dos dois, o mais utilizado é o Enjoei tendo em vista que o TROC trabalha com produtos de qualidade superior. Tanto que uma análise é feita pelo site das peças que a pessoa pretende vender.

De qualquer forma o que é interessante saber é que sim, vale muito a pena vender roupas masculinas, femininas ou infantis usadas pela internet. Está na hora de você arrumar um troco.

Finalizo aqui e espero muito que este texto tenha te ajudado de alguma forma. Visite os artigos do site e descubra mais sobre esse mercado de vestuário no Brasil e no mundo.