Algodão Pima: Conheça um dos melhores algodão do mundo

0
344

O algodão é a fibra natural mais utilizada pela Indústria têxtil. Diversas espécies são plantadas em todo o mundo e suas fibras se especificam de acordo com ambiente de cultivo e agentes como clima, tipo de solo e pragas. Iremos falar neste artigo de um algodão especial do Peru, o algodão Pima.

O que a maioria das pessoas que usam roupas de algodão não sabe, é que existem diversos tipos do mesmo e que eles se distinguem com relação a qualidade.

Pensando nisso apresentaremos, neste artigo, uma das melhores variedades de algodão do mundo, conhecido como Pima.

Fique conosco a fim de conhecer suas características e vantagens em relação às espécies de qualidade inferior.

O que é algodão Pima?

Este é uma das espécies mais nobres de algodão, o qual é considerado, por muitos especialistas, como melhor algodão do mundo.

O nome científico do algodão Pima é Gossypium Barbadense. Sua planta cresce em forma de um pequeno arbusto com flores de cor amarelada e sementes pretas.

Ele produz fibras extra longas com comprimento de 38mm a 41mm, bem acima das fibras do algodão convencional que chegam no máximo a 31mm.

O cultivo do mesmo requer bastante sol e um clima de elevada umidade e grande quantidade de chuva.






O porquê do algodão Pima ser tão especial

Dentre todas as características do algodão Pima, a que mais o diferencia das outras espécies é, com certeza, a qualidade da sua fibra, a qual é a mais fina e longa que existe.

Como consequência, exige menos emendas no momento da Fiação. Com menos nozinhos e emendas, menor a possibilidade de rompimento, o que torna o fio desse algodão mais consistente e íntegro.

Por tornar esse tipo de algodão de extrema qualidade, é uma das fibras mais apreciadas a nível mundial.

Origem e produção do algodão Pima

De origem peruana, o algodão Pima é atualmente cultivado na região da Piura a 70 metros acima do nível do mar, próximo à fronteira com o Equador.

Este é o melhor lugar do mundo para a produção desse algodão, pois seu clima, com temperatura média anual de 34.2°C, recebe duas correntes oceânicas ao mesmo tempo: a corrente fria de Humboldt e a corrente quente El Niño.

Isso garante certo nível de umidade que favorece a produção do Gossypol, uma cera natural que reveste as fibras deste algodão e proporciona um brilho natural e mais suavidade ao tecido.

Propriedades antifúngicas

Além de oferecer brilho e suavidade, o Gossypol também possui atividades contra fungos, tornando algodão mais resistente a insetos.

Por conta disso, não é necessário o uso de pesticidas ou agrotóxicos na realização do o seu plantio.






Como usar o algodão Pima

Essa variedade de algodão é usada em diversos artigos, principalmente vestuário em pijamas e roupas de bebê, pois é intensamente leve e suave.

Também podemos encontrar o algodão Pima em tecidos para roupas de cama, como  travesseiros e lençóis, os quais são excelentes ao toque.

Não há necessidade de um cuidado especial, pois embora ele seja leve, fino e extremamente macio, suporta lavagens em máquinas, desde que sejam respeitadas as instruções básicas de não misturar com outros tipos tecidos.

Você sabe o que é um tecido respirável?

Além de ser caracterizado por sua maciez, frescor e resistência, o algodão Pima apresenta tramas respiráveis que permitem a pele transpirar sem superaquecer.

Elas possibilitam que o vapor de suor saia da pele sem deixar a mesma molhada, o que evita a perda de calor, oferecendo uma melhor sensação térmica.

Diferenciais do algodão Pima

Vamos citar, agora, os diferenciais de se possuir uma peça produzida com esse tipo de algodão.

Características naturais

O algodão Pima é resistente, leve, macio e possui um brilho natural inigualável.

A combinação de semente, solo e microclima das regiões peruanas onde ele é cultivado faz com que ele tenha uma fibra mais longa e fina, apenas comparável à de algodão egípcio.

Alta durabilidade, leveza e conforto

Roupas produzidas com esse algodão são mais resistentes que as tradicionais. Elas também são extremamente confortáveis e possuem uma modelagem com ótimo caimento no corpo.






Colheita manual

Por ser colhido manualmente, ele dispensa produtos químicos para sua limpeza, fazendo com que suas fibras não sejam danificadas.

Manutenção

As roupas produzidas com algodão Pima são de fácil cuidado e manutenção, já que podem ser lavadas na máquina sem formar bolinhas mesmo após constantes lavagens.

Relação custo-benefício

Uma vez que o peru não possui um território extenso e se precisa de tempo para plantar, florescer e colher, os produtos feitos a partir do algodão Pima possuem um custo elevado por conta da escassez de matéria-prima.

No entanto, ele ganha de qualquer outro tipo de algodão convencional nos quesitos de qualidade, resistência, maciez, brilho e leveza.

Pense nisso em relação à sua escolha, pois você estará obtendo um produto de qualificação inigualável.

Algodão Pima

Algumas perguntas importantes sobre o algodão Pima:

Qual é o melhor algodão do mundo?

O solo peruano possui uma combinação perfeita para para que o algodão pima peruano tenha a fibra mais fina e longa do mundo. Só comparável à de algodão egípcio. Apesar de ser uma fibra longa e fina, algodão Pima também é mais forte do que a maioria dos outros algodões, tornando a roupa mais durável. Apesar disso, o algodão egípcio tem sido considerado como o melhor algodão do mundo obedecendo a estes e outros critérios de avaliação.

O que é algodão peruano?

O algodão peruano surgiu há mais de 5 mil anos naquele país, mas passou a ser domesticado apenas no último milênio. Hoje em dia, ele é cultivado a 981 km ao norte da capital do país. A região é conhecida como Piura e se localiza próxima à fronteira com o Equador. Um local com combinação de solo perfeita para o cultivo do algodão.

Quais tipos de tecido de algodão:

Algodão Fio 24;
Algodão;
Fio 30 Penteado;
Malha Confort;
Brim Leve;
Brim Pesado.

Gostou do conteúdo apresentado no nosso artigo? Se sim, continue conectado no nosso blog a fim de receber mais dados essenciais relativos ao assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here