Empreendendo: porque abrir uma loja de roupas?

Saber como e porque abrir uma loja de roupas ou empreender neste ramo é mais simples do que se imagina, mas são necessários alguns cuidados. Na hora de se tornar um empreendedor, um dos procedimentos necessários é fazer uma pesquisa de mercado, de modo a identificar as oportunidades no ramo no qual pretende investir. Há também quem ainda não sabe em qual setor abrir o seu próprio negócio e, se for esse o caso, uma pesquisa também é essencial.

Com ela, é possível avaliar quais os ramos mais propícios e com maiores chances de você alcançar o sucesso que deseja. Se essa é a ideia, uma dica é apostar em segmentos já consolidados, que mesmo em meio às crises consegue se manter saudável. Um exemplo de segmento com essas características é o de vestuário.

Além do fato das pessoas sempre terem que comprar vestuário, outro motivo do porque abrir uma loja de roupas é por ser esse segmento bastante variado. Isso significa que, de acordo com a sua experiência profissional, tendências do mercado e outros fatores, pode afunilar o seu público alvo, o que aumenta ainda mais as suas chances de sucesso.

 

 

Nessa hora, é importante ainda fazer uma pesquisa sobre o seu público alvo, de modo a conhecer as suas necessidades para oferecer produtos que realmente o interessem. Com esse estudo, pode-se definir se o melhor é comercializar roupas apenas para homens, mulheres, crianças ou para a família inteira.

É possível escolher também entre moda popular ou sofisticada, marcas importadas ou nacionais, vestuário para esportes e moda esportiva, roupas plussize, entre outros nichos de mercado. Afinal, mesmo em tempos de crise, mais cedo ou mais tarde é preciso comprar novas roupas para substituir as já gastas.

Como empreender com uma loja de roupas

Quem pretende abrir uma loja física deve conhecer ainda o comportamento a respeito da aquisição de vestuário dos moradores da cidade ou bairro aonde vai se instalar. Já os empreendedores que pretendem abrir uma loja virtual devem conhecer a tendência do e-commerce do mesmo nicho de mercado.

Além disso, é preciso definir se vai atender a todo o país ou apenas a uma região do Brasil em um primeiro momento. Nesse caso, é importante saber que o melhor pode ser começar aos poucos. Quando isso é feito, é possível conhecer melhor o mercado no qual atua à medida que o seu negócio se expande, evitando grandes investimentos ineficientes no médio prazo. Por outro lado, existem ainda as franquias do setor de vestuário que, como qualquer outro negócio, apresentam vantagens e desvantagens. A questão é que se uma franquia de roupas for um negócio lucrativo para você, é possível iniciar as suas operações atendendo a todo o território nacional.

5 Dicas para empreender com uma loja de roupas

  1. Os novos empreendedores, que pretendem apostar em uma loja de roupas e não possuem experiência alguma no setor, podem encontrar mais segurança nos negócios da internet. Pesquisas mostram que cresce o número que consumidores que, cada vez mais, realizam as suas compras online. Você mesmo deve fazer parte dessa estatística, não é mesmo? Também deve conhecer pessoas que preferem as adquirir pela internet vários tipos de produtos, inclusive, roupas por conta da facilidade e comodidade. E mais, não raro os preços estão muito mais atraentes do que nas lojas físicas. Além disso, há vantagens extras em montar um e-commerce. Entre elas, a possibilidade de abrir um negócio mesmo com um baixo capital inicial, já que existem plataformas para hospedar a sua loja com preços bastante acessíveis.
  2. Outra dica é começar a vender em sites de terceiros para conhecer melhoro mercado e, então, ter a sua loja virtual depois de adquirir experiência nas vendas online.
  3.  Além disso, outros pontos importantes para ter um negócio na internet são: pesquisar muito bem quais os melhores fornecedores para adquirir as mercadorias e contar com recursos que o ajudem a gerir a sua empresa. Mesmo negócios online devem ter  esses cuidados, uma vez que o nicho de vestuário na internet é bastante competitivo e não existe espaço para erros.
  4. Embora seja importante ter os conhecimentos básicos de administração, há sistemas ERP online que simplificam a rotina da empresa e são acessíveis mesmo a negócios pequenos. Ademais, uma boa dica é buscar programas para lojas de roupas específicos ou que supram todas as necessidades que esses estabelecimentos precisam. Esse tipo de programa oferece controle de estoque, gestão financeira, controle de
    vendas, venda PDV e tudo mais que a sua nova loja de roupas precisa.
  5. Por fim, não se esqueça de investir em marketing, inclusive, na internet, que oferece muitos recursos gratuitos, sendo eficiente mesmo a quem abrir uma loja física de roupas.

Gostou deste artigo? Saiba mais sobre o assunto no artigo anterior “Como montar uma loja de roupas?” e busque informações sobre fornecimento de roupas no nosso artigo sobre fornecedor de roupas do Peru.

Obrigado pela atenção e até o próximo artigo.

Academia do Importador 468×60

6 thoughts on “Empreendendo: porque abrir uma loja de roupas?

Deixe um comentário