Como usar o Facebook para aumentar as vendas

O Facebook é
atualmente a maior rede social do mundo, em junho de 2017 foi anunciado que atingiram o incrível número de 2
bilhões de usuários e de acordo com dados do próprio Facebook, 45% da população
brasileira acessa o Facebook mensalmente. Diante do poder da rede social, preparamos este
artigo com algumas dicas básicas especialmente para você que deseja vender pelo Facebook.

De modo geral 62 milhões de pessoas acessam a rede social por dia, sendo
que destas, 50 milhões fazem o acesso por meio de dispositivos móveis, ou seja,
não importa o produto ou serviço que você venda, basicamente, seu cliente está
no Facebook.

Leia também nosso artigo com outras dicas para vendas em grupos de Facebook.

Se você está buscando informações sobre como vender pelo Facebook, veio ao lugar certo. Vamos falar sobre o que
deve ser observado para aumentar o engajamento na sua página e potencializar
suas vendas.

A
primeira coisa a ser compreendida é que não basta só estar
presente na rede social, mas que é preciso criar um conteúdo relevante e de
qualidade para gerar engajamento e aumentar as vendas pelo Facebook, levar
pessoas que curtem a sua página e seu produto a de fato consumirem.

O Facebook possui um site voltado exclusivamente para empresas, o Facebook Para Empresas, que concentra uma grande quantidade de informações relevantes e
voltadas para ajudar empresas a entender como usar o Facebook para vendas.
O site demonstra estratégias de marketing, traz exemplos práticos de cases de
sucessos, além de explicar em detalhes quais as melhores ações de acordo com o
seu setor de atuação. Para alcançar uma meta é
necessário saber onde pretende chegar, nesse sentido é necessário estabelecer
objetivos.

Objetivos de marketing

Bem, sabemos que você pretende usar o Facebook para vender, mas
partindo disso é necessário estabelecer alguns objetivos, então vamos listar os
principais e que estão diretamente relacionados com alavancagem de vendas
utilizando o Facebook, e eles são:

  • Aumentar sua presença entre seus potenciais clientes;
  • Gerar reconhecimento, ou seja, fazer com que as pessoas conheçam sua marca e saiba o que você vende ou produz;
  • Levar as pessoas a explorar os produtos e negócios de forma física ou online;
  • Vender mais ao mostrar os produtos e serviços que as pessoas podem comprar, tem também a possibilidade dos possíveis compradores consultarem a avaliação.

Depois de estabelecido o objetivo ou objetivos, é hora de colocar em
ação sua estratégia.

Defina seu público

Outra estratégia para vender pelo
Facebook
é definir o seu público. A base de usuários do Facebook aumenta
cada dia mais e para que as pessoas não sejam inundadas com conteúdo
irrelevante, é necessário informar ao Facebook quem é a persona do seu negócio.

Um dos recursos para empresas do Facebook é personalizar quem é o
público alvo da sua página, com base em dados demográficos, de localização,
interesse e comportamento. Isso fará com que o algoritmo do Facebook direcione
suas publicações, pagas ou não, para pessoas que de fato tenham interesse.

Promova sua página

Promover sua página é fundamental para o alcance dos seus objetivos de aumentar as vendas pelo Facebook. A
promoção da sua página pode acontecer de maneira orgânica ou paga. Quanto mais
gente souber que você existe, maior será sua quantidade de potenciais clientes.

O aumento de alcance orgânico ocorre quando alguém chega a sua página
através de uma publicação não paga, por exemplo se chegou a sua página por meio
de uma publicação compartilhada por um amigo.

Você também pode acompanhar o desempenho de uma publicação, seja
ela paga ou não, assim é possível entender que tipo de publicação e conteúdo
funciona melhor com seu público.

Conteúdo de qualidade

Para aumentar as vendas pelo
Facebook
, é muito importante ter uma página com qualidade da informação.

Tanto da informação das postagens quanto a contida na descrição da
página, as informações de contato/localização e da descrição dos seus produtos
e serviços precisam estar bem claras.

Informações objetivas e de fácil entendimento geram mais confiança no
possível consumidor, sendo mais fácil de vender
pelo Facebook
.

Para que as pessoas que curtiram sua página mantenham o interesse e
continuem por perto, é necessário que ela seja constantemente alimentada. É importante garantir que sua página não se torne
exclusivamente um catálogo dos seus produtos.

Publique notícias, vídeos, artigos, imagens e outros conteúdos
relacionados ao seu produto, que farão com que as pessoas associem sua página a
um local onde podem buscar informação e aprender mais sobre um assunto no qual
tem interesse.

Uma grande novidade é que agora as fanpages podem participar de grupos.
Entre em grupos com sua fanpage para que possa publicar nos mesmos os seus
posts de vendas.

Esteja disponível

Outro ponto importante para usar
o Facebook para vender
diz respeito à disponibilidade. Uma das facilidades
da internet é diminuir distâncias, então se você criou uma página no Facebook
entende-se que é mais um canal de comunicação da sua empresa com seus clientes,
por isso, tente responder às perguntas no chat o mais rápido possível e não
ignore comentários e avaliações.

A percepção causada por um comentário ignorado é a de que a empresa não
se preocupa com a opinião dos clientes, por isso é fundamental que as
solicitações sejam atendidas e que todos tenham seus questionamentos sanados.

Em resumo, é preciso ter consciência que nem sempre as pessoas entram no
Facebook com a intenção de comprar, por isso é fundamental produzir uma página
interessante que atraia a atenção das pessoas e faça com que interajam com seu
negócio, tornando mais fácil vender pelo
Facebook
.

Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis e lhe
ajudado a aumentar as vendas pelo
Facebook
. Compartilhe conosco suas experiências e impressões, e fique de
olho no nosso blog para acompanhar mais dicas de vendas.

Academia do Importador 468×60

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com