15 dicas de como vender importados em grupos de Facebook.

Grupos locais do Facebook são, na atualidade, os points para vendas de artigos, de segunda mão ou novos, pela web. Se formos comparar com o maior site de vendas de artigos novos ou usados na internet, o Mercado Livre, Observaremos de longe a grande vantagem de vender pelos grupos de Facebook. O principal é que não há taxas para vendas através destes sistema o que já é grande coisa.

Tempos atrás as pessoas focavam em realizar as suas vendas através de fanpages, o que ainda é muito usual e eficiente desde que usada de forma correta. Contudo, atualmente, os grupos tem se tornado grandes centros de venda de produtos e até serviços. Pensando nisso escrevi este artigo sinalizando 15 dicas de como vender em grupos de Facebook para ajudar a vocês que importam ou a qualquer outra pessoa que deseja realizar vendas através dos grupos.

 

Dicas de como vender em grupos de Facebook:

 

Ler as regras do grupo.

A primeira e principal dica é sempre, absolutamente sempre, ler as regras do grupo. Geralmente é uma publicação fixada no topo da linha do tempo do grupo. Nele você encontrará informações importantes sobre o grupo, o que pode e não pode vender e se pode ou não fazer anúncios de vendas. Não corra risco de ter o trabalho de fazer um anúncio em um grupo e ter simplesmente o teu post excluído. Então, perca um pequeno tempo e leia atentamente as regras do grupo antes de publicar teus anúncios.

 

Precificar o produto corretamente.

É muito comum vermos publicações de vendas com preços notadamente errados. Pior, algumas pessoas não percebem o valor errado e fazem questionamentos que sejam a ser hilários. Evite isso colocando o preço correto a ser vendido. Em alguns grupos publicações de vendas sem preço são excluídas e a grande maioria dos membros detestam publicações sem preço. Mas o pior do que uma publicação sem preço, é uma publicação com preço incorreto. Isso com certeza gera mal-estar. Coloque sempre o preço certo do item a ser vendido.

 

Incluir o máximo de informações.

O Facebook disponibilizou uma funcionalidade aos Administradores de grupos especialmente para vendas de itens e serviços. Basta o Administrador do grupo configurar e estará lá disponível uma opção para anunciar o que está vendendo. Neste ponto algumas pessoas falham por não saber utilizar e preencher os campos de forma correta. Abaixo segue um passo a passo de como fazer:

 

dicas-de-como-vender-pelo-facebook-vender-1-item

 

Passo 1 – Selecionar Vender um item. Geralmente já se encontra selecionado por padrão, mas caso não esteja selecione.

Passo 2 – Preencher o campo O que você está vendendo? Quando clicamos neste campo os demais são exibidos. Preencha apenas com o nome, marca e modelo do produto vendido. Exemplos:  Celular Samsung Gran Duos; ou Moto Honda Bros 150; ou Camisa Gola Polo Lacoste. Informações que digam O QUE É o produto a ser vendido.

 

dicas-de-como-vender-pelo-facebook-descricao-item

 

Passo 3 – Incluir fotos do produto. Tente incluir no mínimo 3 fotos por item vendido, a não ser que seja uma lista que deve ser tratada, neste ponto, de forma diferente.

Passo 4 – Incluir o máximo de informações possíveis no campo Descreva seu item. Apesar de ser opcional, é neste campo que colocamos informações que muitas das vezes são descritas no campo O que você está vendendo. O uso correto deste campo irá evitar perguntas desnecessárias e perda de tempo da tua parte em ficar respondendo. Então, capriche na descrição e inclua o máximo de informações possíveis.

 

Caprichar nas fotos e imagens.

Capriche nas fotos tentando ao máximo passar detalhes do produto a ser vendido. Procure na internet dicas de como fazer um mini estúdio fotográfico. É baratinho e isso dá um toque profissional nas fotos dos produtos. Em quase 100% dos casos as fotos devem ser originais e não há a menor chance de pagarmos por serviços profissionais para deixar a aparência de nossos produtos de forma top e elegante. Faça isso você mesmo e torne as tuas fotos profissionais.

 

Fechar negócio de forma privada.

Tente sempre fechar o negócio de forma privada, seja através do bate papo do Facebook ou de mensagens do Whatsapp. Pelo celular, via email ou qualquer outra forma de comunicação mais privativa. É elegante, os preços são negociados de forma privada e depois basta apenas informar que o produto foi vendido.

 

Negociar com segurança.

Desenvolva a conversa com o comprador para um fechamento de negócio seguro para não haver problemas. Se precisar entregar em mãos, prefira locais públicos e se a casa do comprador for em lugar conhecido, prefira entregar em sua residência. Há muitos exploradores internet a fora e precisamos nos cercar de certos cuidados. Os grupos de Facebook são excelentes locais para vendas de tudo, porém facilmente pessoas de má índole podem usar estes dispositivos para cometer seus crimes de charlatanismo ou de qualquer outra categoria. Então, negocie com segurança sempre.

 

Pedir sempre pagamento em dinheiro.

A não ser que tenha máquina de cartão, peça sempre pagamento em dinheiro. Nem que tenha que entregar em mãos. Evite depósitos bancários. E se você ainda não tem uma conta no Paypal, esta é uma excelente hora de criar para uso. Tanto no Paypal quanto no Pagseguro. Mas ainda assim, mesmo com estes gateways de pagamento, prefira sempre o pagamento em dinheiro, pois é o dinheiro quem manda.

 

Verificar sua caixa Solicitações de Mensagem.

O Facebook criou esta caixa para encaminhar mensagens que não são consideradas SPAM, e que também são de pessoas que não estão no seu grupo de amigos. Sempre que uma pessoa que não faz parte deste teu grupo de amigos, quando essa te enviar mensagem, as informações serão direcionadas para esta caixa. Então, verifique sempre esta caixa para não perder venda simplesmente por falta de conhecimento. Verifique sempre a sua caixa de mensagens Solicitações de Mensagens.

Oferecer prazo de retirada.

Sempre ofereça prazo para retirada do produto. Isso evita algumas situações indesejadas. Muitas das vezes fechamos com o comprador enquanto um prospect faz um lance melhor. O impulso inicial é de desfazer o primeiro negócio para fechar este que é mais vantajoso. Evite isso para não parecer um vendedor mercenário e ofereça sempre um prazo ao comprador que fechou negócio. Uma vez vencido, daí sim procure por outros interessados. Além disso, muitas das vezes a pessoa que comprou não tem tempo devido as tarefas diárias da pronta retirada. Negocie sempre este prazo para que não haja mal-estar.

 

Procurar por postagens relacionadas.

Antes de fazer o teu anúncio, verifique no grupo se já há algum pedido, alguém procurando pelo seu produto. Muitas das vezes alguma pessoa faz um anúncio e surgem vários interessados, contudo, a pessoa possui uma quantidade limitada que finalizou. Verifique não somente estes publicações. Não é raro encontrar pessoas que procurem por determinados produtos. Procures sempre por publicações de pessoas interessadas no seu item.

 

Anunciar em vários grupos.

Procure entrar em vários grupos locais, regionais ou específicos para o tipo de produto que você está vendendo. Quanto mais específico, melhores são as chances de você vender os teus itens. Mas cuidado, para a tua linha do tempo não ficar poluída com tantas publicações dos mais variados grupos, vale a pena desabilitar as notificações do grupo. Assim você não será incomodado com publicações de venda de outros vendedores. Mas saiba também que ao desabilitar você também poderá não ver na tua linha do tempo publicações de vendas que podem ser interessantes para você. Procure por serviços de postagem automáticas que ajudam a publicar em vários grupos quase que simultaneamente. Além disso, eles oferecem a funcionalidade de agendamento que facilita em muito as publicações na hora desejada. Anuncie no máximo possível de grupos de Facebook e procure os grupos mais especializados possíveis.

 

Utilize um chip de celular pré-pago para contato.

A aquisição de chips de linhas de celulares pré-pago ficou tão fácil que você consegue até de graça. Utilize um como contato para nos grupos de venda. Isso irá ajudar a manter a tua privacidade e te proporcionará a versatilidade de receber contatos das variadas empresas de telefonia. Com isso, as pessoas que possuem pacotes de voz e dados entrarão em contato com você mais facilmente, pois você sempre terá a linha de sua empresa prestadora de serviços. No máximo 3 aparelhos dual chip resolvem o problema de tantas linhas e você não precisa do aparelho top de linha para receber as ligações. Aquele antigo, esquecido na gaveta do armário serve. Tenha sempre números de contato somente para os teus anúncios.

 

Caso você possua muitos itens para serem vendidos, prefira fazer em lista. Experimente as mais variadas formas. Publicando no mesmo post várias fotos, e cada uma com o preço e informações ajuda bastante ao comprador a tomar decisão de compra. Lembre-se, quanto mais fácil e a vontade ele se sentir com você, maiores serão as probabilidades dele fechar negócio contigo. Venda sempre que puder muitos produtos em listas agrupadas por categoria.

 

Por fim a indicação do produto a ser vendido:  Celulares. Estes são os mais comercializados em grupos do Facebook. Fáceis de serem fotografados. O transporte é fácil e barato quando a necessidade de envio pelo Correios e a negociação deste tipo de produto aumenta cada vez mais nesta mídia social. Aproveite.

 

Então, finalizado deixo abaixo item por item do que foi sinalizado acima para que você não se perca e siga as dicas para um bom negócio pelo Facebook.

 

  1. Leia atentamente as regras do grupo;
  2. Coloque sempre o preço (correto) do item a ser vendido;
  3. Inclua o máximo de informações possíveis sobre o item vendido;
  4. Capriche nas fotos/imagens utilizadas no anúncio;
  5. Feche o negócio de forma privada;
  6. Negocie com segurança;
  7. O dinheiro é quem manda;
  8. Verifique sua caixa de mensagens Solicitações de Mensagens;
  9. Ofereça um prazo de retirada ao comprador;
  10. Procure por postagens de pessoas já interessadas no seu item;
  11. Anuncie no máximo de grupos possível (desabilite notificação do grupo);
  12. Procure o grupo mais especializado possível;
  13. Tenha um número de contato especialmente para os anúncios;
  14. Venda em listas agrupadas sempre que puder e precisar;
  15. Celulares estão no topo das negociações em grupos de Facebook.

 

como-vender-pelo-facebook

 

Gostou das dicas? Curta e compartilhe. Talvez algum amigo precise saber destas informações.

 

Aproveitarei a oportunidade para informar que neste site, sempre que possível, também escreveremos com dicas sobre venda e revenda. Veja por exemplo as dicas sobre como vender pelo Instagram. Afinal, do que adianta importar e não saber como vender. A não ser que seja pare consumo próprio não acha?

 

Obrigado pela atenção e até o próximo.

Academia do Importador 468×60

6 thoughts on “15 dicas de como vender importados em grupos de Facebook.

  1. Eduardo, já faço essas publicações em vários grupos tem alguns anos, porém estou identificando que o Facebook está sinalizando minhas publicações, ou seja, publico e o Facebook bloqueia automaticamente, já mudei de arte e texto. Apenas o administrador de cada grupo pode solicitar a liberação dos post, porém nesses grupos os Adm, não ficam muito vendo essa liberação. Existe alguma regra? Como fazer para não ser sinalizado? Eu geralmente publico em cada grupo uma vez por semana, pois vou dividindo a quantidade de grupo por dia para não bloquear o Perfil. Tem alguma solução?

Deixe um comentário